terça-feira, 21 de agosto de 2018

Sob as Garras do Predador: Tecnologia dos Drones Empregada em Suporte às Operações Especiais (Parte 2)

Texto elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa, publicado originalmente pela Revista Segurança & Defesa, n° 120, pgs. 54 a 58, 2015. 


Fotografia 4: Teste operacional do Sistema Switchblade desenvolvido por solicitação do USAFSOC (US Air Force Special Operations Command, ou Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA) para prover suporte às pequenas frações das tropas de infantaria. (Fonte: Disponível em: https://www.c4isrnet.com/special-reports/missile-defense/2015/08/11/kamikaze-drones-add-a-new-layer-of-lethality-to-remote-forces/Acesso em: 17 ago. 2018).

Ainda que os pormenores relacionados aos métodos de utilização de ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas) por tropas especiais seja um segredo muito bem resguardado pelos Estados que lançam mão desse recurso, uma vez que sua divulgação poderia comprometer a efetividade das operações que se utilizam desse vetor, é possível identificar quatro categorias de OpEsp para as quais se aplica o suporte fornecido por ARP: Ação Direta; Reconhecimento Especial; Contraterrorismo; Defesa Interna Estrangeira.
Conhecida no Brasil pelo termo Ação de Comandos, as operações de Ação Direta são planejadas para serem executadas de surpresa, com intensidade e curta duração. Esta categoria de OpEsp é conduzida por Elementos de Operações Especiais (ElmOpEsp) em ambientes hostis, negados ou politicamente sensíveis, com a finalidade de tomar, retomar, destruir, capturar, resgatar ou neutralizar alvos designados. As Ações Diretas diferem das Ações Convencionais por serem conduzidas em ambiente de alto risco, bem como por possuírem técnicas específicas de realização e precisão no uso da força a fim de evitar danos colaterais.
As operações de Reconhecimento Especial envolvem as ações de reconhecimento e vigilância realizadas em ambientes hostis, negados ou politicamente sensíveis, com o objetivo de recolher um conjunto de informações de relevância estratégica ou operacional relacionadas à capacidade de combate de um inimigo real ou potencial, além de particularidades inerentes ao ambiente (terreno e clima). 
Ações de Contraterrorismo são constituídas por um conjunto de medidas tomadas diretamente contra as redes terroristas, incluindo seus indivíduos, recursos e estrutura de apoio e para prevenir sua reaparição. Indiretamente, as medidas são realizadas para influenciar e tornar os ambientes inóspitos à presença de redes terroristas.
Entende-se por Defesa Interna Estrangeira como sendo a série de ações de apoio e sustentação da defesa interna de um Estado amigo, com o objetivo de protegê-lo contra subversão, ilegalidade, insurgência, terrorismo e outras ameaças a sua segurança, estabilidade e legitimidade. As FOpEsp participam dessas ações, geralmente, conduzindo operações de não guerra (sem estarem engajadas, diretamente, em combate) provendo assessoramento, treinamento e apoio aos Estados amigos (pode incluir apoio de OpEsp às ações de combate).
A expertise norte-americana mostra que a decisão do USSOCOM (US Special Operations Command, ou Comando de Operações Especiais dos EUA) por empregar ARP operando em suporte às OpEsp ocorreu como uma alternativa para compensar deficiências vivenciadas por tropas especiais no que concerne à C3I (Comando; Controle; Comunicação; Inteligência): capacidade limitada de SATCOM (Satellite Communications, ou Comunicações por Satélite); acessibilidade e cobertura limitada das redes de banda larga; ausência de interfaces em tempo real que permita o acesso a informações coletadas por recursos de Inteligência (HUMINT [Human Intelligence, ou Inteligência Humana], SIGINT [Signal Intelligence, ou Inteligência de Sinais] e IMINT [Imagery Intelligence, Inteligência de Imagens]); falta de imagens em tempo real ou quase real que permita o estudo do terreno e das ações a serem executadas na AO; carência de arquivo de dados para planejamento de operações futuras.


Figura 1: Tabela de Classificação das ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) empregadas em suporte às unidades/operações militares.

Para que as informações ISR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance, ou Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento) coletadas por ARP possam contribuir com a FOpEsp engajada em dada operação, ambos devem operar no contexto da Network Centric Warfare (Guerra Centrada em Rede), segundo o qual a guerra aplicada no âmbito da denominada “Era da Informação” busca abranger os níveis estratégico, tático e operacional, sincronizando sensores e sistemas de forma colaborativa. Nesse sentido, a fim de fornecer uma consciência situacional que permite estabelecer Comando e Controle operacional, é imperativo que o FOpEsp inserido na AO tenha à sua disposição uma rede de enlace de dados eficaz.
Para que as ARP possam operar em apoio às OpEsp é fundamental que a tecnologia embarcada na aeronave possa ser configurada para atender aos requisitos da unidade de elite executando  RSTA (Reconaissance, Surveillance; Target Acquisition, ou Reconhecimento, Vigilância; Aquisição de Alvos) com discrição e sem denunciar a presença do DFOpEsp.
Embora sejam classificadas, normalmente, por ocasião de sua performance relacionada a altitude e autonomia de voo, as ARP proveem suporte  às unidades terrestres valendo-se de um modelo de categorização (tendo como referência unidades militares convencionais) que comporta quatro classes distintas de aeronaves:
As ARP da Classe I executam RSTA provendo suporte em nível de pelotão. No filme “Act of Valor” (Ato de Coragem), produzido em 2012, Hollywood explorou o emprego de uma ARP Classe I, tipo RQ-11 Raven (manufaturada pela AeroVironment) provendo apoio a um destacamento SEAL engajado em uma operação de resgate de refém realizada em ambiente ribeirinho. As aeronaves dessa classe são particularmente recomendadas para equipar DFOpEsp devido a sua capacidade de prover apoio direto às unidades de pequeno porte, uma vez que dispõe de flexibilidade operacional (voa de forma autônoma ou remotamente controlada por uma estação de terra operada por membros do próprio destacamento) para fornecer imagens aéreas em tempo real que servem para nortear as ações dos ElmOpEsp que operam no solo. Por contribuir para manter a furtividade das operações, aeronaves dessa categoria oferecem vantagens adicionais para as tropas especiais por serem difíceis de identificar quando em sobrevoo devido ao seu tamanho reduzido e pequena dispersão sonora (os motores elétricos que as impulsionam produzem ruído muito baixo). Além do RQ-11 Raven, são exemplos dessa classe de ARP: RQ-12 Wasp, RQ-20 Puma e Switchblade (todas da AeroViroment); Desert Hawk (Lockheed Martin); Aladin (EMT); Skylark 1 (Elbit Systems); Stalker (Lockheed Martin); Scout (Aeryon Labs).
Aeronaves da Classe II realizam RSTA e designação/iluminação de alvos oferecendo apoio em nível de pelotão e companhia. Lançada a partir de uma catapulta inserida no USS Bainbridge, contratorpedeiro de bandeira norte-americana, uma ARP Classe II modelo ScanEagle (fabricado pela Insitu, subsidiária da Boeing), forneceu imagens que contribuíram para a operação de resgate de Richard Phillips, capitão do navio porta-contêineres Maersk Alabama, que em abril de 2009 foi mantido como refém em uma balsa de salvamento na costa oriental africana por piratas somalis, posteriormente alvejados por snipers do DEVGRU (Naval Special Warfare Development Group, ou Grupo de Desenvolvimento de Guerra Especial Naval) da Marinha dos EUA. Juntamente com o ScanEagle, destacam-se como modelos de referência dessa classe: RQ-2 Pioneer.; RQ-7 Shadow (ambos fabricados pela Aircraft Armaments, Inc [AAI Corporation]); Luna (EMT).


Fotografia 5: Imagem do bote de resgate do navio porta contêineres Maersk Alabama, transportando Richard Phillips (capitão da embarcação mercante) na condição de refém de quatro piratas somalis. A imagem acima foi obtida em abril de 2009 por uma ARP modelo ScanEagle lançada do contratorpedeiro Bainbridge (DDG-96), de bandeira norte-americana. (Fonte: Disponível em: http://museumpublicity.com/2014/01/15/captain-phillips-rescue-pilot-lecture-jan-25/Acesso em: 18 Ago. 2018). 

Plataformas da Classe III efetuam RSTA, designação/iluminação de alvos, detecção de minas e retransmissão de comunicações fornecendo auxílio em nível de batalhão. As campanhas militares levadas a efeito após a deflagração da GWOT (Global War on Terrorism, ou Guerra Global contra o Terrorismo), promovida pelo governo dos EUA por ocasião dos atentados contra o território estadunidense em 11 de setembro de 2001, promoveram as ações das ARP da Classe III, modelo MQ-1 Predator (produzido pela General Atomics), que operava de modo a fornecer informações relevantes para a CIA (Central Intelligence Agency, ou Agência Central de Inteligência) e FOpEsp que conduziram uma diversidade de missões contra organizações terroristas no Afeganistão, Paquistão, Iraque, Somália e Iêmen. Ações típicas das FOpEsp na GWOT eram executadas predominantemente à noite para assegurar o trinômio: sigilo; surpresa; eficácia. Para tanto, os DFOpEsp desdobrados recebiam auxílio de ARP que sobrevoavam a AO apontando alvos com designador infravermelho (cuja luminosidade era captada apenas pelas lentes dos OVN [Óculos de Visão Noturna] acoplados aos capacetes táticos) e coletando dados que serviam de subsídio para que o piloto da aeronave, situado a vários quilômetros de distância do local onde a operação era realizada, pudesse orientar os procedimentos de patrulha conduzidos em terra pelos ElmOpEsp. Somados ao MQ-1 Predator, constituem essa classe de aeronaves: MQ-9 Reaper (General Atomics); Heron (Israel Aerospace Industries [IAI]); Harfang (European Aeronautic Defense and Space [EADS]).
Por sua vez, as ARP da Classe IV (A e B) desempenham basicamente as mesmas capacidades da Classe III, podendo interligar-se com outros dispositivos não tripulados em auxílio a uma Força-Tarefa. Devido à abrangência de seu assessoramento, prestando auxílio a grandes contingentes no Teatro de Operações (TO), as aeronaves dessa classe não fornecem suporte direto às OpEsp. A ARP de maior destaque nessa categoria é o RQ-4 Global Hawk (Northrop Grumman).
Embora as FOpEsp brasileiras ainda não operem valendo-se dos recursos ofertados pelas ARP, tanto a indústria quanto os centros de tecnologia nacionais dispõem de meios (sobretudo da Classe I) com capacidade para atender às demandas de nossas tropas especiais. O Horus-FT 100 (produzido pela Flighttech) é uma ARP de lançamento manual desenvolvida para executar aplicações de curto alcance. Por sua vez, o SARP Cat 0 (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada Categoria 0) é uma aeronave VTOL (Vertical Takeoff & Landing, ou Decolagem e Aterrissagem Vertical) concebida em caráter experimental pelo CTEx (Centro Tecnológico do Exército). No seguimento das ARP classe II destaca-se o Falcão (desenvolvido pela Avibras), aeronave CTOL (Conventional Takeoff & Landing, ou Decolagem e Aterrissagem Convencional) caracterizada por sua capacidade multimissão.



Vídeo 1: Cena do filme "Ato de Coragem" (Act of Valor, 2012) retratando o suporte de uma ARP Classe I, modelo RQ-11 Raven, provendo apoio à um Destacamento SEAL engajado em uma operação de resgate de refém. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário