quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Informativo FOpEsp, nº 23

Formatura do CAMECO/C-Esp-MEC da Marinha do Brasil

Fotografia 1: Instrutores (parte superior) e alunos (parte inferior) durante cerimônia de brevetação do Turno 43 do CAMECO/C-EspMEC realizada no "Coliseu" local icônico para todos os integrantes da comunidade de Mergulhadores de Combate (MEC) da Marinha do Brasil. (Fonte: Foto de Rodney Alfredo P. Lisboa).

Na manhã do último dia 14/12/17, ocorreu, nas dependências da BACS (Base Almirante Castro e Silva) na Ilha de Mocanguê, região de Niterói-RJ, a cerimônia de formatura do Turno 43 do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhadores de Combate para Oficiais (CAMECO) e Curso de Especial de Mergulhadores de Combate (C-Esp-MEC). Conduzido pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA), o CAMECO/C-Esp-MEC é considerado como um dos mais intensos e prolongados cursos de capacitação de Elemento de Operações Especiais (ElmOpEsp) do país. 
Para conquistar o almejado brevê dos "tubarões", os candidatos tiveram que superar as três exigentes fases do curso (Mergulho Autônomo [incluindo a temida "Semana do Inferno"; Operações Terrestres; Sobrevivência, Fuga e Evasão) sendo levados aos limites de suas capacidades física e mental no intuito de selecionar àqueles que têm o conjunto de atributos necessários para cumprir com os objetivos estabelecidos, operando coletivamente em situações de extremo risco e sensibilidade.
Em conformidade com o percentual histórico de concluintes (25 a 30% do total de ingressantes), na cerimônia da turma de 2017, foram brevetados nove de um total de 38 candidatos que iniciaram o curso no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN) no distante mês de abril de 2017. 
O blog FOpEsp felicita o corpo de instrutores e parabeniza os mais novos MECs da Marinha do Brasil.


FORTUNA AUDACES SEQUITUR!


Fotografia 2: A bandeira do Turno 43 antes do descerramento da placa alusiva ao CAMECO/C-Esp-MEC 2017. (Fonte: Foto de Rodney Alfredo P. Lisboa).


Fotografia 3: As "cruzes" dispostas lado a lado representam cada um dos candidatos que desistiram do curso e ficaram pelo caminho. (Fonte: Foto de Rodney Alfredo P. Lisboa).


Publicação de Artigo


Fotografia 4: Quadros operacionais da 3ª Companhia de Forças Especiais (3ªCiaFEsp), também conhecida pelo termo FORÇA 3, em exercício de adestramento na região amazônica. (Fonte: Acervo da 3ªCiaFEsp).

Informo a todos os seguidores do blog FOpEsp que a Revista Segurança e Defesa em sua última edição (nº 128, p. 34-38), publicou artigo com o título:


"FORÇA 3: OpEsp do Exército na Amazônia"

Escrito em parceria com o Tenente Coronel Sérgio Oliveira, atual comandante da unidade, o presente artigo aborda os pormenores da 3ª Companhia de Forças Especiais (3ªCiaFEsp), bem como desafio de conduzir a modalidade de guerra não convencional na região amazônica, cujo vasto território, diversidade biológica e riquezas naturais são fundamentalmente importantes aos interesses estratégicos do Brasil.

Fotografia 5: Capa da edição nº 128 da Revista Segurança e Defesa. (Fonte: Acervo da Revista Segurança e Defesa).


Mensagem de Final de Ano


Prezados amigos, chegamos ao final de 2017 computando perdas e ganhos. No cálculo geral, ainda que o ano tenha se arrastado com causas constantes de desanimo e grandes dificuldades para a maioria dos brasileiros, ele chega ao fim indicando melhores perspectivas para 2018. O ano que se aproxima é significativamente importante para cada brasileiro, pois nos oferece uma sólida possibilidade de começar um processo de mudança. Nas urnas, teremos a possibilidade de assumir responsabilidades exercendo nossa cidadania de forma crítica e altruísta na tentativa de promover a evolução do nosso país e do nosso povo. Entretanto, é fundamentalmente importante que cada brasileiro saiba que essa transformação é um processo que se inicia de forma intrínseca, com a busca constante pelo autoconhecimento e auto aperfeiçoamento, que se reflete nas atitudes, opiniões e relações interpessoais. Nesse sentido, nossos modelos de referência moldam nosso caráter e ajudam a nortear nossas escolhas. Precisamos ter um somatório de conhecimentos que nos capacite a fazer nossas escolhas com profundidade analítica e objetivando o bem comum. O destino que ambicionamos depende das escolhas que fazemos e das decisões que tomamos!
Que este Natal seja a oportunidade de relembrar os obstáculos que enfrentamos, as dádivas, conquistas e experiências que vivenciamos, um momento de reflexão sobre a importância do comprometimento para conosco, nossas famílias, nossos amigos, nosso país e nosso futuro. Que nossos corações estejam abertos para o exercício da consciência crítica, da sabedoria, da tolerância e do perdão.