terça-feira, 20 de setembro de 2016

Informativo FOpEsp, nº 10

Livro Sobre a História do GruMec



Inicialmente elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso acadêmico (Especialização em História Militar) o projeto de edição da referida obra não tem fins lucrativos, sendo desenvolvido com o intuito de promover a atividade do Mergulho de Combate (MEC) junto a diferentes setores das sociedades civil e militar em âmbito nacional e internacional.
Fracionado em três sessões distintas, no primeiro capítulo o livro aborda os pressupostos atinentes às Operações Especiais; dedicando-se a narrar, no segundo capítulo, os eventos significativos que balizaram o Mergulho de Combate (MEC) no decorrer dos diferentes períodos históricos; encerrando com a narrativa de 50 anos da atividade MEC no Brasil (1964-2014) no terceiro capítulo. A obra dedica-se ainda a apresentar uma cronologia fotográfica de mais de 40 imagens que ilustram momentos distintos de uma das unidades de elite brasileiras mais respeitadas no cenário doméstico e internacional.
Para que os leitores do blog FOpEsp possam se inteirar acerca do assunto ao qual o texto do livro se dedica, transcrevo abaixo um dos parágrafos contidos na obra:

[...] No decorrer do mês de junho de 1984, na Lagoa de Araruama, os operadores MEC inovaram uma vez mais promovendo um salto noturno na água a partir de uma aeronave de asa rotativa. Neste mesmo período, os MECs deram início a treinamentos na região da Bacia de Campos (costa norte do estado do Rio de Janeiro) visando a retomada de plataformas de petróleo e gás natural valendo-se de infiltração mergulhada a partir do lançamento de embarcações submarinas (Classe GUPPY) em submersão. Projetados com tecnologia norte-americana, os submarinos dessa classe foram resultado de um programa desenvolvido pela U.S. Navy após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de aprimorar a resistência, manobrabilidade e velocidade subaquática de suas embarcações. Adquiridos na década de 1970 pela MB, historicamente os sete submarinos dessa classe, por disporem de dispositivo que possibilitava o procedimento de guaritada, foram as únicas plataformas submarinas à serviço da Força Naval brasileira com capacidade de lançar/recolher MECs em imersão, condição que pode ser alterada por ocasião das novas embarcações nucleares desenvolvidas por ocasião do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
Imagem 1: Arte da capa do livro "Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil. (Fonte: Acervo Editora Diagrarte).
Para àqueles que, cientes da importância desta obra para a projeção das OpEsp nacionais, têm interesse e disponibilidade para aderir à nossa campanha de doações para viabilizar a publicação deste livro, disponibilizamos a conta abaixo para captação de recursos:

Titular: Rodney Alfredo P. Lisboa
Banco: Itaú
Agência: 7455
Conta/Poupança: 195375/500

Destacamos que, independente do valor, qualquer apoio será providencial e muito bem acolhido!!!


A SORTE ACOMPANHA OS AUDAZES!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário