sábado, 3 de setembro de 2016

Informativo FOpEsp, nº 8

Livro Sobre a História do GruMec

Fotografia 1: DstMEC (Destacamento MEC) em procedimento de infiltração submarina objetivando uma operação de asalto. (Fonte: Acervo do GruMec).

Prezados leitores, informo-lhes que no decorrer das próximas semanas estarei mobilizando esforços para promover a captação de recursos visando a publicação do meu livro:

"GUARDIÕES DE NETUNO: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil"

Por demandar intenso esforço pessoal, esta tarefa limitará minha capacidade de promover novas postagens no decorrer desse período. Contudo, por considerar ser o referido trabalho uma obra de relevância para a comunidade castrense brasileira, acredito que esse empenho resultará saldos positivos para a atividade OpEsp atem um futuro próximo. 
Para que os leitores deste blog, possam se inteirar do projeto de publicação do referido livro, apresento-lhes uma breve sinopse do mesmo.

Sinopse: O Mergulho de Combate (MEC) constitui uma modalidade de guerra não convencional cujas origens se confundem com a gênese da guerra. Empregado em inúmeros conflitos travados no decorrer dos diferentes períodos históricos, o MEC teve um grande impulso em várias campanhas travadas por ocasião da Segunda Guerra Mundial, evoluindo substancialmente em termos metodológicos e tecnológicos desde então. No Brasil, em particular, a atividade MEC foi introduzida na Marinha na década de 1970 como resultado da experiência adquirida por um grupo de militares enviados aos EUA em 1964 na condição de aspirantes ao programa de formação em demolição submarina promovido pela Marinha norte-americana. Provendo suporte às operações de desembarque anfíbio realizadas pela Esquadra nacional, o MEC superou os sucessivos períodos de instabilidade político-econômica que comprometeram o desenvolvimento da sociedade brasileira na segunda metade do século passado. Utilizando documentos escritos como ponto de partida para a elaboração deste estudo, alicerçando a análise do material coletado em fontes bibliográficas pertinentes, o presente trabalho teve por objetivo investigar a série de eventos que balizaram a introdução e o desenvolvimento do MEC na Marinha do Brasil, identificando sua relevância para a Armada e o papel exercido pela unidade em questão entre 1964 e 2010. No intuito de identificar a crescente importância do MEC para o Poder Naval brasileiro e para a política de segurança das águas jurisdicionais brasileiras frente às ameaças estatais e não estatais esta investigação foi desenvolvida de modo a correlacionar a evolução estrutural, técnica e metodológica da atividade MEC no país com os diferentes períodos históricos da sociedade nacional e internacional no período em questão, de modo a compreender o papel assumido pelo MEC diante do novo cenário que colocava o Brasil em condição destacada na comunidade internacional. 

ObjetivoO presente trabalho foi inicialmente elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em História Militar. Transformado posteriormente em texto para publicação no formato de livro, o projeto de edição da referida obra não tem fins lucrativos, sendo desenvolvido com o intuito de promover a atividade MEC junto a diferentes setores das sociedades civil e militar em âmbito nacional e internacional.

Considerando os inúmeros entraves relacionados ao mercado editorial brasileiro, que dificulta muito a iniciativa de autores independentes, estamos iniciando uma campanha coletiva de captação de recursos para financiamento deste projeto. Para àquele que, cientes da importância desse empreendimento, se dispuserem a contribuir financeiramente (qualquer valor ajudará substancialmente) para torná-lo uma realidade, sugerimos que acessem a página "Mergulhadores de Combate (Operações Especiais)" no Facebook (https://www.facebook.com/MergulhadoresDeCombateMb/?fref=ts), para que possam se inteirar sobre os dados da campanha de arrecadação. Agradeço a atenção e o apoio sempre demonstrados... FORTUNA AUDACES SEQUITUR!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário