terça-feira, 20 de junho de 2017

Aplicações Tecnológicas OpEsp nº 2: Avião de Transporte e Reabastecimento Embraer KC-390

Texto elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa

Avião de Transporte e Reabastecimento 
Embraer KC-390

Fotografia 1: Embraer  KC-390, cargueiro militar à jato de transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, considerado como o maior e mais moderno avião militar produzido na América Latina. (Fonte: Disponível em: http://www.popularmechanics.com/military/a22057/kc-390vs-c-130-super-hercules/Acesso em: 19 jun. 2017).

Desenvolvido conjuntamente entre a EMBRAER Defesa e Segurança (Divisão da EMBRAER [Empresa Brasileira de Aeronáutica]) e a FAB (Força Aérea Brasileira) com o propósito de produzir uma plataforma aérea multifunção, o projeto do KC-390 mostrou ser um desafio desde sua concepção, uma vez que propunha ser a maior aeronave fabricada na América Latina, dotada com avanços tecnológicos inovadores para a indústria brasileira, com a responsabilidade de substituir o icônico avião quadrimotor turboélice Lockheed C-130 Hércules, utilizado pela FAB desde a década de 1960.
Como cargueiro militar à jato (biturbina) que pretende ser versátil, capaz de operar em regiões de calor e frio intensos, com aptidão para decolar/aterrissar em pistas curtas e/ou não pavimentadas, caberá ao KC-390 desempenhar uma diversidade de tarefas operacionais, tais como: transporte e lançamento de tropas e cargas; reabastecimento em voo; operações de busca e resgate; evacuação aeromédica; operações humanitárias e sociais de auxílio à população civil; entre outras.
O protótipo do KC-390 teve seu voo inaugural em fevereiro de 2015, e atualmente passa por uma série de testes como parte de uma campanha denominada “congelamento aerodinâmico”, cuja finalidade é identificar a necessidade de promover alterações aerodinâmicas a fim de definir o design externo definitivo da aeronave. Como parte dessa campanha, em junho de 2016 foi realizado na Base Aérea de Campo Grande (estado do Mato Grosso do Sul [MS]) o primeiro teste de lançamento de paraquedistas. Na ocasião do evento, tomaram parte dos testes, executando as modalidades de salto semiautomático (enganchado) e salto livre (sem equipamento), militares do EAS (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento [também conhecido pelo acrônimo PARA-SAR]), unidade OpEsp (Operações Especiais) da FAB, bem como da BdaInfPqdt (Brigada de Infantaria Paraquedista) do EB (Exército Brasileiro).


Fotografia 2: Quadros operacionais do EAS (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento [PARA-SAR]), unidades OpEsp (Operações Especiais) da FAB (Força Aérea Brasileira), executam salto livre a partir da rampa carga do KC-390 como parte do primeiro teste de lançamento de paraquedistas realizado pela aeronave. (Disponível em: http://airway.uol.com.br/kc-390-realiza-primeira-lancamento-de-paraquedistas/ Acesso em: 19 jun. 2017). 

Sobre ambas modalidades de salto cabe aqui um esclarecimento. Nos testes realizados no MS a aeronave, observando as particularidades de cada modalidade, teve que alcançar altitudes distintas para promover o lançamento dos paraquedistas, sendo o salto semiautomático realizado a 1.000ft (333m) de altura, enquanto o salto livre é executado à 12.000ft (4.000m). Em ambos os casos, o KC-390, conforme doutrina adotada no Brasil para plataformas aéreas de lançamento de paraquedistas, teve que navegar na ZL (Zona de Lançamento) a uma velocidade de 70 metros por segundo para que os militares pudessem executar o método de salto que lhes cabia. Especificamente no que se refere aos saltos à grandes altitudes (acima de 12.000ft), nos quais os paraquedistas necessitam de dispositivos de respiração em virtude do ar rarefeito, o KC-390 apresenta-se configurado com diferentes pontos aptos a receber suprimento de oxigênio que abastecerá os militares que venham a executar esse tipo de salto.  
Especificamente no que se refere à capacidade do KC-390 de operar como plataforma de apoio às OpEsp, destaca-se o espaçoso compartimento de carga dotado com a capacidade de se reconfigurar conforme o perfil da missão a ser executada. A aeronave é dotada com Sistema de Movimentação e Lançamento Aéreo (Cargo Handing and Aerial Delivery System [CHS/ADS]), capaz de movimentar e transportar cargas variadas acondicionadas sobre palets e promover seu lançamento durante o voo mediante extração por gravidade e paraquedas. O CHS/ADS a ser utilizado pelo KC-390 será composto por controle central eletrônico, travas eletromecânicas, trilhos guias retráteis, roletes reversíveis, argolas para fixação, além de pisos estruturais aptos a suportar grande capacidade de carga.


Fotografia 3: Detalhe de uma das duas portas de lançamento de paraquedistas dotada com defletores aerodinâmicos embutidos que visam atenuar os efeitos do deslocamento de ar sobre os militares que se aproximam para execução do salto semiautomático. (Fonte: Disponível em: http://tecnodefesa.com.br/conhecendo-o-kc-390-por-dentro/ Acesso em: 19 jun. 2017).

Especula-se que além das cargas úteis que os C-130 Hércules empregados pela FAB lançam atualmente, o KC-390 terá capacidade de operar o Sistema de Lançamento Aéreo Marítimo (Maritime Craft Aerial Delivery System [MCADS]) desenvolvido pela empresa norte-americana Airborne System, capaz de lançar embarcações infláveis de casco rígido como o modelo Hurricane H-753 que é empregado pelo GRUMEC (Grupamento de Mergulhadores de Combate) da Marinha do Brasil (MB). Na eventualidade dessa possibilidade se concretizar, tal capacidade contribuiria para a projeção do Poder Naval brasileiro, uma vez que posicionaria MECs (Mergulhadores de Combate) em qualquer área de interesse nas Águas Jurisdicionais Brasileiras no mar ou em qualquer ponto da bacia Amazônica.
Em relação aos procedimentos preparatórios para o salto, o KC-390 apresentará um painel de luzes com padrão de três cores (vermelha, amarela/âmbar e verde) empregadas como forma de comunicação do piloto com os paraquedistas para indicar as condutas de salto. Convém esclarecer que nas aeronaves utilizadas atualmente pela FAB para transporte (C-130 Hércules; C-105 Amazonas [EADS/CASA C-295]; EMB-110 Bandeirante), o padrão de cores do painel se resume a duas (vermelha e amarela), sendo necessário estabelecer uma normatização para as condutas considerando a luz amarela. Todavia, tomando por referência as rotinas à bordo, acredita-se que a luz vermelha alertará para as emergências e procedimentos de impedimento, a luz amarela indicará as condutas de atenção e instruções preparatórias, enquanto a luz verde assinala a autorização para a execução do salto.


Figura 1: Especificações técnicas da aeronave Embraer KC-390. (Fonte: Elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa com base em informações fornecidas pela Embraer Defesa e Segurança).

Quando comparado ao C-130 Hércules, o KC-390 apresenta espaço interno mais amplo que favorece a movimentação dos militares quando estes se encontram munidos de todos os equipamentos, proteção acústica melhor, bancos maiores e mais confortáveis, sinto para o transporte de tropa mais adequado, dotado com fivela em um ponto que favorece o engate para a “ancoragem” durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem quando o militar encontra-se totalmente equipado (armado e mochilado). 
Localizadas imediatamente atrás de cada uma das asas, as duas portas laterais que servem para a execução do salto semiautomático foram idealizadas com tamanho e angulação que favorecem a execução do salto, uma vez que possuem um defletores aerodinâmicos que evitam a instabilidade e turbulência ocasionadas pela ação do deslocamento de ar, proporcionando maior conforto tanto para o Mestre de Salto (militar responsável pelo planejamento do salto e lançamento da tropa durante o voo) quanto para os paraquedistas. Além disso, quando aberta durante o voo, a porta apresenta uma pequena plataforma que favorece no procedimento de saída da aeronave em decorrência do salto.


Vídeo 1: Vídeo institucional produzido pela Embraer Defesa e Segurança apresentando a primeira campanha de testes a que foi submetido o KC-390. (Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1ZMZHrCB4M8&t=13s Acesso em: 19 jun. 2017). 


Vídeo 2: Filmado em 360º no interior do compartimento de carga do KC-390 (configurado para o transporte de tropas), vídeo apresenta o lançamento de paraquedistas a partir das portas laterais (salto semiautomático) e da rampa de carga (salto livre). (Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JCGeN71dZIE Acesso em: 19 jun. 2017).


Para maiores informações consultar:
http://www.embraerds.com


Agradecimentos:
O blog FOpEsp agradece o EAS/PARA-SAR pelo suporte ofertado no desenvolvimento deste texto nas questões relacionadas às capacidades do KC-390 como plataforma de apoio às OpEsp, e estende sua gratidão ao GRUMEC por ocasião do apoio aos assuntos atinentes ao sistema de lançamento aéreo da lancha Hurricane.




Nenhum comentário:

Postar um comentário