sexta-feira, 28 de julho de 2017

Arquivo Histórico FOpEsp nº 4: ACADEMI operando sob contrato de proteção e segurança no Iraque (2013)

Texto e arte elaborados por Anderson Subtil*.


Empresa Militar Privada (PMC) ACADEMI 
ACADEMI Private Military Company 


Fundada em 1997 por Erick Dean Prince (ex-oficial dos SEALs da Marinha dos EUA), a ACADEMI é uma Empresa Militar Privada (Private Military Company [PMC]) que atua ao redor do mundo prestando serviços de segurança para o governo norte-americano. A ACADEMI apresenta ume estrutura organizacional que disponibiliza uma divisão especifica para cada uma de suas áreas de atuação: Divisão de Aviação (Aviation Wordwide Services [AWS]); Divisão de Serviços de Suporte e Treinamento (Greystone Limited); Divisão de Gerenciamento de Risco e Consultoria (Total Intelligence Solutions [TIS]).
Entre 1997 e 2009 a empresa operava valendo-se de sua denominação original (Blackwater), quando, por ocasião da deflagração da Guerra Global contra o Terrorismo (Global War on Terrorism [GWOT]) instituída pelo presidente George W. Bush em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, a empresa ganhou grande notoriedade por ocasião dos contratos assumidos em favor do governo estadunidense.
Em janeiro de 2007 a Blackwater envolveu-se em uma grande polêmica, quando uma equipe de contractors a serviço da empresa e sob contrato do Departamento de Estado dos EUA, provendo a segurança de um comboio diplomático norte-americano pelas ruas de Bagdá (Iraque), matou 17 civis de origem iraquiana ferindo outras 20 pessoas, no episódio que ficou conhecido como “O Massacre da Praça Nisour”.
Na tentativa de desvincular sua atividade de prestação de serviços de segurança privada ao à ocorrência da praça Nisour por ocasião da publicidade negativa, em 2009 a empresa promoveu uma estratégia de reestruturação que alterou nome seu nome corporativo para Xe Services.
Adquirida em 2010 por um grupo privado de investidores, que optou por substituir toda cúpula administrativa, a empresa teve sua designação alterada novamente, sendo rebatizada com o nome ACADEMI. Durante a administração do presidente Barack Obama (2009-2017), a empresa permaneceu ofertando seus serviços para o governo estadunidense, contratada para operar em favor da Agência Central de Inteligência (Central Intelligence Agency [CIA]).


Contractor à serviço da ACADEMI durante ação levada à efeito no Iraque em 2013, onde opera com o objetivo de proteger as instalações de uma empresa petrolífera. (Ilustração: Anderson Subtil, para a seção "Arquivo Histórico FOpEsp").

Este operador privado, provavelmente um ex-integrante das Forças Especiais norte-americana, desdobrado em alguma parte do Iraque para proteger as instalações de uma empresa de exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo e gás natural, veste camiseta e calças civis, embora de clara inspiração militar. Na cabeça trás um boné Nike com a bandeira dos EUA e em volta do pescoço usa o tradicional shemagh (lenço árabe). Outro item civil são os confortáveis tênis de caminhada. Protegendo as mãos e joelhos ele usa luvas táticas e joelheiras, respectivamente, ambos acessórios da marca Oakley. A proteção balística fica por conta do colete com placas de cerâmica integradas, sobre o qual estão o cantil tipo Camelback, o rádio, estojos para os carregadores, além de várias outras bolsas para utilidades. Sobre o peito, alem das marcações com seu tipo sanguíneo, ele utiliza o distintivo do sua equipe de baseball (Cleveland Indians). Ao cinto estão presos o coldre para sua pistola, uma Glock 17 de 9mm Parabellum, a bolsa para a máscara de gás, bem como um estojo de primeiros socorros. Sua arma principal é um moderno fuzil G-36C Commando, fabricado pela renomada empresa alemã HK, dimensionado para o calibre 5,56mm OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), equipado com empunhadura dianteira vertical e um visor holográfico EOtech.

Materiais utilizados na confecção da ilustração: A técnica utilizada para o desenho do contractor é mista, sendo utilizadas canetas especiais, rotuladores e aquarelas, aplicados sobre papel triplex 180. A caveira (referência ao personagem Justiceiro [Punisher] das histórias em quadrinhos editadas pela Marvel Comics) e a logomarca da empresa foram incorporados ao desenho por Computação Gráfica (tratamento em CorelDraw).



* Anderson Subtil é natural de Curitiba-PR, onde estudou na Escola de Música e Belas-artes do Paraná. Trabalha como Artista Gráfico, Arte Finalista e Produtor Gráfico, tanto no mercado editorial quanto na indústria gráfica. Atua, paralelamente, como pesquisador autodidata de assuntos militares e de Defesa, com especial interesse na história da Segunda Guerra Mundial, tropas de relevância histórica e unidades especiais. Compõe o grupo de colaboradores das revistas Tecnologia e Defesa e Tecnologia e Defesa  Segurança, respondendo ainda pela correspondência da afamada revista Espanhola Soldiers RAIDS no Brasil. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário