quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Informativo FOpEsp, nº 19

Lançamento do Anel do Blog FOpEsp




Celebrando a parceria firmada com o blog FOpEsp, a Ginglass Jóias, empresa que se notabiliza no cenário nacional pelo design e confecção de sofisticadas peças de joalheria, desenvolveu um modelo de anel exclusivo, que tem a finalidade de exaltar a atividade OpEsp e as realizações do referido blog em favor das unidades militares e policiais de elite brasileiras.
Elaborado de forma personalizada, com rigor técnico e design clássico, o anel FOpEso incorpora em sua estrutura um simbolismo próprio que é fundamentado no histórico do blog.


Fotografia 1: Detalhe da "Mesa" (parte superior) do Anel FOpEsp. (Fonte: Acervo Ginglass Jóias).

Denominada “mesa’, a parte principal do anel apresenta a logomarca do blog estilizada (silhueta de um operador em meia imersão, efetuando a varredura do ambiente mediante técnica conhecida como “terceiro olho”).
No oval que circunda a silhueta do operador encontram-se expostos, respectivamente, o acrônimo “FOPESP”, empregado em referência às Forças de Operações Especiais (curvatura inferior), bem como o vocábulo “QUI AUDET ADISPISCITUR” (Quem Ousa Vence) expresso em latim e adotado como lema pelo blog FOpEsp (curvatura superior). A versão em inglês dessa expressão (Who Dares Wins) foi adotada como mote pelo Serviço Aéreo Especial (SAS [Special Air Service]) britânico quando de sua criação (1941) na África do Norte durante a Segunda Guerra Mundial. Vinculado ao Exército britânico, o SAS é considerado como a mais eficiente e influente tropa especial da história.
Posicionado em cada um dos lados do oval, o símbolo do naipe de Espadas das cartas de baralho complementa o ornamento da “mesa”. Na Guerra do Vietnã (1955-1975) o Ás de Espadas (carta de maior valor entre os naipes do baralho) foi utilizado juntamente com o símbolo da caveira na condução de guerra psicológica empreendida contra os soldados norte-vietnamitas. Valendo-se da superstição característica da região, as tropas norte-americanas tinham o hábito de posicionar o Ás de Espadas sobre os corpos dos inimigos como uma representação da morte.


Fotografia 2: Detalhe da face lateral direita da estrutura circular do Anel FOpEsp. (Fonte: Acervo Ginglass Jóias).

Por sua vez, a estrutura circular que dá suporte à “mesa” e envolve o dedo do usuário expõe uma imagem simbólica em cada um das duas faces. Na face direita encontra-se a figura de um Tridente, arma branca utilizada por Poseidon (Netuno), considerado como deus supremo dos mares e das águas na mitologia grega (romana). O Tridente é uma referência ao vínculo do blog FOpEsp com a Marinha do Brasil, uma vez que o Prof. Ms. Rodney Alfredo P. Lisboa (fundador e editor do blog) foi aluno da Escola de Guerra Naval (EGN) despontando como pesquisador da temática OpEsp nesta instituição de ensino.  


Fotografia 3: Detalhe da face lateral esquerda da estrutura circular do Anel FOpEsp. (Fonte: Acervo Ginglass Jóias).

Na face esquerda da estrutura circular está a figura icônica de um crânio humano trespassado por um punhal. Em 1944, na iminência da derrota alemã em território francês, as tropas aliadas avançavam sobre os soldados nazistas que, sem alternativa, tentavam retornar para a Alemanha. Particularmente as Waffen-SS, devido às atrocidades cometidas no decorrer da guerra, tornaram-se o alvo preferencial dos Commandos franceses (tropa formada por voluntários da Marinha, Fuzileiros Navais e Exército organizados conforme modelo britânico). Nesse contexto, quando assediavam um quartel da tropa de elite nazista, um operador Commando se deparou com a escrivaninha de um oficial alemão, na qual havia uma caveira que lhe servia de adereço. Sem hesitar, o operador sacou sua adaga de combate Fairbairn-Sykes cravando a lâmina delgada no ornamento como símbolo da vitória sobre as tropas que causavam à morte. Essa passagem, sem qualquer evidência histórica, baliza o início do mito, transmitido por tradição oral, da “Faca na Caveira”.



Para os interessados em adquirir esta peça exclusiva, a Ginglass Jóias disponibiliza duas versões do anel FOpEsp: 
  1. Prata;
  2. Prata com Detalhe em Ouro Amarelo. 

Contatos e pedidos favor acessar o link:

https://www.ginglassjoias.com.br/search/?q=FOPESP




Nenhum comentário:

Postar um comentário