Conquistada a soberania britânica nas ilhas
Geórgia do Sul e na iminência da ação militar objetivando a retomada das Falklands,
os comandantes da FT-317 ainda não dispunham de informações confiáveis em
relação à quantidade, capacidade e disposição das tropas argentinas no
território por elas ocupado. Ávidos por obter informações relacionadas ao
inimigo e ao terreno, os comandantes britânicos resolveram enviar suas FOpEsp
para realizar o reconhecimento das Falklands Ocidental e Oriental. Encobertos
pela escuridão da noite do primeiro dia de maio, oito equipes Serviço Aéreo Especial (Special Air Service [SAS]) e Esquadrão Especial de Embarcações (Special Boat Squadron [SBS]) foram
transportadas por via aérea (por helicópteros Sea King embarcados no Navio Aeródromo HMS
Hermes) e marítima (por botes infláveis Gemini), desembarcando clandestinamente
nas ilhas, onde permaneceram coletando e transmitindo informações até o final
do conflito.
Os operadores SBS foram os primeiros
militares britânicos a desembarcar nas Falklands com o objetivo de observar as
posições argentinas e fazer o levantamento da área, reunindo informações que
acabariam por se constituir no conjunto de dados de Inteligência mais
importante para o planejamento da manobra de desembarque das tropas de assalto
(Operação Sutton). Operando preferencialmente à noite e valendo-se de sua
acurada aquacidade, seis equipes de Nadadores Canoístas (Swimmer Canoeists [SCs]) executaram inúmeras ações de
reconhecimento acima e abaixo da superfície, arregimentando valiosos
conhecimentos que serviram para determinar quais as praias mais adequadas para
receber as tropas britânicas. Paralelamente às atividades de reconhecimento
anfíbio, os operadores SBS transmitiam mensagens de rádio em espanhol no
intuito de desestabilizar psicologicamente as tropas argentinas que guarneciam
as ilhas.
Após minuciosa análise dos dados coletados
nas praias da Falkland Oriental, os SCs sugeriram três praias como opção para o
desembarque anfíbio: Port North; Port Stanley; San Carlos Water. Embora Port
North e Port Stanley acomodassem bem a operação, ambas foram descartas por
motivos distintos, incidindo a escolha em San Carlos Water, braço de mar que
bifurca a norte e sul invadindo a Falkland Oriental. Entretanto, para que o
desembarque ocorresse sem enfrentar grande resistência, foi necessário que 40
operadores do Esquadrão G do SAS destruíssem o grupo de 11 aviões, sendo seis
aeronaves Pucará, localizados no campo de pouso argentino da Ilha Peeble. Com
seu arsenal de ataque terrestre, os Pucará representavam uma séria ameaça ao
empreendimento britânico.
A manobra de desembarque teve início na noite
de 20 de maio, quando o Grupo Tarefa (GT) adentrou o estreito das Falklands. Enquanto isso, levando-se
em conta que a surpresa era uma vantagem da qual as tropas de desembarque não
poderiam prescindir, uma vez que o contingente britânico do GT era deficitário
em relação a guarnição argentina das ilhas, equipes SAS e SBS, que realizavam
operações encobertas no arquipélago a mais de duas semanas, realizaram uma ação
diversionária em Port Darwin e Goose Green, localidades distantes das praias de
desembarque. Na madrugada do dia seguinte, as tropas foram conduzidas para o
povoado de San Carlos (Comando 40 dos Royal Marines e 2° Batalhão do Regimento
de Paraquedistas do British Army), baía Ajax (Comando 45 dos Royal Marines) e
Port San Carlos (3° Batalhão do Regimento de Paraquedistas do British Army), onde
avançaram rapidamente a fim de estabelecer uma cabeça-de-praia, assegurando o
desembarque das tropas que chegariam em seguida. Em Fanning Head, um
contingente argentino que guarnecia a entrada de San Carlos Water, lançou mão
de sua artilharia antiaérea para abater helicópteros britânicos. Em resposta à
ação inimiga, 32 operadores SBS, transportados pelo Helicóptero Wessex do HMS
Antrim próximo ao local, orientaram os disparos do Contratorpedeiro contra as posições
argentinas que logo foram vencidas.
O avanço das tropas britânicas pelo
acidentado terreno das Falklands em direção à Port Stanley (capital das ilhas)
ocorreu de forma lenta e gradativa pelos flancos norte (passando pelo
assentamento Goose Green) e sul (passando pelo assentamento Teal Inlet) entre
os meses de maio e junho. Durante a progressão britânica pelos 92,5 km que
separava os locais de desembarque de Port Stanley, os operadores do SBS
envolveram-se em vários confrontos contra as tropas argentinas.
A última ação do SBS na Guerra das Falklands
ocorreu na noite de 13 para 14 de junho, como parte de uma ação diversionária
que atrairia a atenção das tropas argentinas enquanto o 2° Batalhão do
Regimento de Paraquedistas realizava o assédio a Wireless Ridge, cadeia de
montanhas distante 8 km a oeste de Port Stanley. Na ocasião, um destacamento
constituído por três equipes do Esquadrão D do SAS acrescido de seis operadores
SBS, executou uma ousada ação diversionária em Howdern Water. Utilizando quatro
lanchas pneumáticas de casco rígido para atacar uma base logística próxima à
capital do arquipélago, a força atacante enfrentou forte oposição assim que
abicou na praia. Fundeado muito próximo da costa, o Navio de Assistência Hospitalar
(NAsH) argentino ARA (Armada de la República Argentina) Bahia Paraiso, embora proibido pela Convenção de Genebra
de participar de ações de combate, abriu fogo contra as FOpEsp britânicas. Em
apoio ao NAsH, a guarnição da base logística também disparou contra os
atacantes. Sem alternativas, os operadores foram forçados a se evadirem do
local trocando fogo com os tripulantes da embarcação. Embora as quatro lanchas
estivessem praticamente destruídas, para os britânicos o saldo foi de apenas
três operadores feridos.
Após intenso ataque aéreo administrado pela Real Força Aérea (Royal Air Force [RAF]) no dia 14 de junho, as tropas britânicas avançaram cautelosamente pelas
ruas de Port Stanley, procurando por eventuais focos de resistência. À medida que
as unidades britânicas se deslocavam pela capital, ficou evidente que os
argentinos haviam desistido de combater. Finalmente, na noite daquele mesmo
dia, o comandante da força terrestre britânica, Major-General Jeremy Moore,
aceitou os termos de rendição das tropas argentinas.
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