quinta-feira, 1 de junho de 2017

Aplicações Tecnológicas OpEsp nº 1: Fuzil de Assalto HK 416A5

Texto elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa

Apresentação da Seção Aplicações Tecnológicas OpEsp

Idealizada com o propósito de apresentar aparatos tecnológicos desenvolvidos nos mais diferentes seguimentos para atender os exigentes requisitos da atividade de Operações Especiais (OpEsp), a seção “Aplicações Tecnológicas OpEsp” busca despertar a atenção de nossos seguidores/leitores para a relevância do binômio Ciência e Tecnologia, responsável por promover o incremento econômico-militar dos Estados que, após a Guerra Fria (1947-1991), perceberam a importância de investir em aplicações cientifico-tecnológicas com base no conceito denominado “Revolution in Military Affairs” (Revolução nos Assuntos Militares), segundo o qual a condução das guerras encontra-se cada vez mais influenciada pelo abundante e crescente uso da tecnologia.    
Ainda que a moderna tecnologia desperte o interesse em virtude dos produtos inovadores que possam apresentar, é nossa intenção retornar eventualmente ao passado com a finalidade de compreender como as Forças de Operações Especiais evoluíram a partir dos avanços tecnológicos de outrora.


Fuzil de Assalto HK 416A5
Fotografia 1: Fuzil de Assalto HK 416A5 dotado com cano de 11" (polegadas). (Fonte: Disponível em: http://www.heckler-koch.com/en/products/military/assault-rifles/hk416-a5/hk416-a5-11/overview.html Acesso em: 31 mai. 2017).

Desenvolvido pela alemã Heckler & Koch (HK) como uma evolução do conceituado modelo HK 416 fabricado pela empresa, o HK 416A5 é considerado como o fuzil de assalto que melhor atende aos requisitos operacionais contemporâneos das Forças de Operações Especiais (FOpEsp). Particularmente no que se refere à concepção do HK416, é importante destacar que o projeto original foi concebido no início da década de 1990 por encomenda do 1º Destacamento Operacional de Forças Especiais – Delta (1st Special Forces Operational Detachment – Delta [1st SFOD-D]) do Exército dos EUA tomando como referência os fuzis de assalto M4 e M16 da empresa norte-americana Colt Defense. Valendo-se da expertise em aprimorar plataformas produzidas por outros fabricantes, a HK assumiu as rédeas do projeto posteriormente iniciando em 2004 a produção de um armamento que mantinha a aparência externa do M4/M16 mas que apresentava alterações internas (mecânicas) significativas.
Segundo a empresa, o HK 416A5, assim como todos os armamentos por ela produzidos, é fabricado com materiais de primeira linha e valendo-se dos mais modernos processos de produção, possibilitando maior robustez e durabilidade das peças que compõem o conjunto, qualidades que ampliam a vida útil da arma.
O HK 416A5 calibre 5,56 X 45mm OTAN é um fuzil de assalto semiautomático operado por pressão de gás mediante recuo curto do pistão e trancamento por ação rotativa do ferrolho (mecanismo patenteado pela HK e originalmente desenvolvido para o fuzil de assalto G36). 


Figura 1: Sistema de operação por pressão de gás mediante recuo curto do pistão patenteado pela Heckler & Koch (HK). (Fonte: Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Gas-operated_reloading Acesso em: 31 mai. 2017).


Projetado para operar valendo-se da capacidade Over-the-Beach (OTB), de modo a não comprometer sua funcionalidade após submersão em ambiente líquido, o HK 416A5 é composto pelos seguintes componentes:

  • Cano contendo seis raias de 178mm distribuídas no sentido horário;
  • Gatilho de 34N (3,365 kgf);
  • Seletor de tiro ambidestro com três níveis de ajuste (travada, tiro seletivo e rajada);
  • Alavanca ambidestra de retenção do ferrolho;
  • Alavanca de carregamento centralizada;
  • Guarda mão flutuante que não entra em contato direto com o cano contribuindo para a precisão dos disparos;
  • Conjunto de quatro trilhos Picatinny MIL-STD-1913, todos contendo marcações de referência, encontra-se distribuído ao redor do guarda mão permitindo o acoplamento de dispositivos táticos distintos. Na parte superior da arma o trilho se estende continuamente da caixa da culatra até o guarda mão;
  • Ponto de acoplamento do lança granadas GLM de 40mm;
  • Encaixe do carregador que permite maior compatibilidade com carregadores de diferentes tipos (HK-Metal, HK-Polímero, STANAG, Magpul EMAG, BETA C-Mag, M4, M16 e AR-15);
  • Alça de mira de troca rápida;
  • Massa de mira rebatível integrada ao guarda mão;
  • Coronha telescópica retrátil com seis pontos de ajuste;
  • Capacidade de acoplamento do supressor sem a necessidade de ferramentas;
  • Empunhadura ergonômica com espaço de armazenamento interno para baterias e kit de reparos.


Fotografia 2: Quadros operacionais do 1er RPIMa (1er Régiment de Parachutistes d'Infanterie de Marine) do Exército francês operando com o fuzil de assalto HK 416A5 com cano de 11". (Fonte: Disponível em: http://www.thepicta.com/media/1285171266991226833_3231476302 Acesso em: 31 mai. 2017).

Atualmente, em âmbito internacional, as unidades que operam com o HK 416A5 são: GPIs (Grupos de Pronta Intervenção), unidades da Polícia Federal brasileira localizadas em alguns estados da federação, responsáveis por responder prontamente às ocorrências de risco elevado; 13e RDP (13e Régiment de Dragons Parachutistes), regimento de Reconhecimento Especial do Exército francês; 1er RPIMa (1er Régiment de Parachutistes d'Infanterie de Marine), unidade OpEsp do Exército francês; KSK (Kommando Spezialkraefte), unidade OpEsp do Exército alemão; GSG9 (Grenzschutzgruppe 9), unidade contraterrorista da Polícia Federal alemã; USBP (United States Border Patrol), agência federal norte-americana de aplicação da lei, componente do Departamento de Segurança Interna dos EUA (Homeland Security), responsável por detectar e coibir que cidadãos estrangeiros e armas ilegais, além de contrabando e terroristas, entrem no território estadunidense; Comando de Forças Especiais Turco (Özel Kuvvetler Komutanlığı) unidades OpEsp das Forças Armadas da Turquia; APMM (Agensi Penguatkuasaan Maritim Malaysia) agência vinculada às Forças de Segurança da Malásia encarregada de resguardar as águas jurisdicionais malaias. 

Figura 2: Especificações técnicas do Fuzil de Assalto HK 416A5. (Fonte: Elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa com base em informações de catálogo fornecidas pela HK).


Para maiores informações consultar:
http://www.heckler-koch.com/en.html




Um comentário:

  1. Boa iniciativa,que nos proverá das informações importante sobre os hardware que as tropas de alto desempenho possuem.

    ResponderExcluir