sexta-feira, 8 de julho de 2016

10ª Flottiglia MAS: Vanguarda nas Ações de Sabotagem Mergulhada

Adaptação de artigo publicado por Rodney Alfredo Pinto Lisboa na Revista Marítima Brasileira, v. 135, n. 01/03, jan./mar. 2015, p. 154-166.


Fotografia 1: SLC sendo içado para o convés de uma embarcação de superfície. (Fonte: Disponível em:http://www.hisutton.com/Panerai%20watch%20advert%20with%20great%20SLC%20Maiale%20footage.html Acesso em: 7 jul. 2016). 

Embora figure como pioneira na condução de OpEsp abaixo do nível das ondas, a Regia Marina (denominação utilizada pela Marinha Italiana durante o chamado Reino da Itália [1861-1946]), que no crepúsculo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) perpetrou um ataque contra o encouraçado SMS Viribus Unitis e a Fragata SMS Wien, navios da frota austro-húngara atracados no porto de Pula (Croácia), destaca-se, principalmente, pela série de ações inovadoras e sistemáticas levadas à efeito pela Xª MAS (Xª Flotilha de Meios de Assalto) no curso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A iniciativa de investir contra embarcações atracadas em portos ocupados por forças Aliadas no Mar Mediterrâneo surgiu por ocasião do resultado obtido na ação isolada executada ainda na Primeira Guerra, quando dois mergulhadores, “montados” em um veículo subaquático rudimentar (Mignatta), penetraram as defesas do porto croata em imersão para afundar os dois navios de guerra. Ciente de sua inferioridade em relação aos Aliados no cenário de operações Mediterrâneo, desde 1940 a esquadra britânica havia estabelecido bases navais nas extremidades Ocidental (Gibraltar) e Oriental (Alexandria) passando a controlar as rotas de comunicação entre a Europa e a África, a Regia Marina optou por adotar a estratégia de “guerra assimétrica” (ação realizada por um ator inferiorizado em relação ao poder de combate de seu adversário) para tentar recuperar o livre acesso de suas embarcações na região. Norteados por essa estratégia, os engenheiros navais italianos, que desde 1935 realizavam um minucioso estudo do rústico projeto do torpedo tripulado utilizado na Grande Guerra, desenvolveram o SLC (Torpedo de Baixa Velocidade), apelidado com o sugestivo nome de Maiale (Porco) devido ao desconforto e insegurança que o caracterizavam. Este veículo, dotado com capacidade para transportar dois MECs (Mergulhadores de Combate) montados sobre sua estrutura, transportava à proa (extremidade anterior) uma ogiva destacável de 300kg de TNT, que deveria ser fixada sob o casco dos navios inimigos visando sua detonação após a evasão de seus condutores.

Fotografia 2: Durante treinamento realizado na base de La Spezia, MECs da Xª MAS utilizam o traje de mergulho Belloni e o dispositivo de respiração subaquática ARO (Autorespiratori ad Ossigeno). (Fonte: Disponível em: CROCIANI; BATTISTELLI, 2013, p. 12). 

A concepção de emprego do SLC demandava o transporte do veículo (acondicionado em compartimentos estanques) e sua tripulação por um submarino anfitrião até as proximidades da AO (Área de Operação), onde eram lançados, protegidos pela escuridão da noite, para procederem com a aproximação final. Valendo-se desse artifício, os torpedos tripulados italianos vitimaram três navios de bandeira britânica no porto de Gibraltar (os petroleiros Denbydale e Fiona Shell, além do cargueiro Durham), despertando a atenção das autoridades britânicas no Mediterrâneo, e levando-as a intensificar os sistemas defensivos portuários contra ameaças desse tipo, fato que tornou a operações de ataque posteriores uma tarefa ainda mais arriscada.
O tipo de missão a que se propunham as tripulações dos Maiale, conhecidos pelo termo Aurigas (Cocheiros), era extremamente arriscado não apenas pelos riscos implícitos no contexto da guerra, mas, sobretudo, em virtude das capacidades precárias de seu equipamento, uma vez que tanto o SLC quanto o dispositivo de respiração subaquática que utilizavam se mostravam pouco confiáveis.
No decorrer da Segunda Guerra Mundial, os SLC e suas respectivas tripulações foram responsáveis por conduzir doze missões nas quais sabotaram, afundando ou avariando com seriedade, um total de vinte e cinco embarcações, entre navios de guerra e navios mercantes, computando 130.000t de material perdido pelas tropas Aliadas.

Imagem 1: Distintivo da Xª MAS. (Disponível em: http://warfarehistorian.blogspot.com.br/2014/03/odd-fighting-units-italian-frogmen-and.html Acesso em: 7 jul. 2016).

O resultado das ações desencadeadas pelos quadros operacionais da Xª MAS influenciaram a Real Marinha britânica a adotar, ao longo do conflito, métodos similares àqueles empreendidos pelos MECs italianos, opção que deu origem aos Chariots, versão britânica dos Maiale.
A tática inovadora e eficiente dos italianos evidenciou a relevância das ações de sabotagem em imersão, despertando a atenção das Forças Navais ao redor do mundo para a necessidade de assimilar e dominar essa expertise. Atualmente, mesmo diante da possibilidade de executar diferentes métodos de infiltração/exfiltração, para as FOpEsp vocacionadas a operar como MECs, o legado deixado pelos Aurigas italianos na Segunda Guerra permanece como uma referência imprescindível e os pormenores doutrinários e tecnológicos inerentes a ele um segredo intransferível.

Referência: 

CROCIANI, P.; BATTISTELLI, P. P. Italian Navy & Air Force Elit Units & Special Forces 1940-45. Elite 191. Oxford, Osprey Publishing, 2013.




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